A Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), preparou uma programação interativa de orientação e prevenção para o Carnaval. Haverá várias ações voltadas ao público jovem com a campanha “Do que é meu, cuido EU”, que este ano terá até um bloco de rua para chamar a atenção sobre a importância do autocuidado. Haverá equipes distribuindo material informativo e preservativos durante os festejos, em parceria com entidades que atuam na área.
Os jovens – com idade entre 13 e 24 anos – foram escolhidos pelo Ministério da Saúde como público para a campanha do Carnaval devido ao aumento de casos de Aids nesta faixa etária em todo o Brasil.
Em Sorocaba, a exemplo do que foi feito no ano passado, a campanha desenvolvida pela Secretaria da Saúde, por meio do Programa Municipal de DST/Aids, também será voltada ao jovem. Maria Tereza Morales Dib, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, explica que além do perfil dos casos e da recomendação do Ministério da Saúde, “a faixa etária foi escolhida por ser sexualmente ativa e porque os jovens se envolvem cada vez mais nos eventos do Carnaval, especialmente os eventos de rua, tão comuns em Sorocaba”, comentou.
“Em 2008 e 2009 já reforçamos nosso trabalho de orientação, conscientização e prevenção para o público jovem com a campanha do autocuidado. Para este ano, a campanha foi repaginada e terá várias novidades, sempre explorando o mesmo conceito de interatividade e estimulando que o jovem seja o protagonista da sua prevenção. Queremos incentivar que ele reflita sobre o assunto, participe e multiplique as informações entre os seus pares”, explicou Tereza.
Oficinas a partir desta terça-feira
Com esta proposta de interatividade, serão realizadas oficinas de serigrafia e de customização de camisetas e bandanas da campanha “Do que é meu, cuido Eu”. As oficinas começam nesta terça-feira (às 13h) no Território Jovem do Jardim Nova Esperança. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no local (rua Monsenhor Mário Calazan – telefone 3217-3395) com Ariane e Mariana, da ONG Lua Nova.
Além das oficinas, haverá palestras e bate-papo para tirar dúvidas sobre DSTs Aids. Também está prevista a capacitação de jovens para atuarem como multiplicadores de informação.
“Todo esse trabalho será realizado até a semana que antecede o Carnaval, preparando os jovens e mobilizando-os para participar do bloco carnavalesco que vai sair às ruas chamando a atenção sobre a importância de cada pessoa adotar atitudes preventivas”, explicou Tereza Dib.
Como no ano passado, a campanha aposta na Internet como uma ferramenta de divulgação e promoção dos hábitos saudáveis e preventivos. O blog foi desenvolvido pela Secretaria de Comunicação e já está no ar no endereço doqueemeucuidoeu.blogspot.com com a programação completa das oficinas agendadas pela Lua Nova, no Território Jovem do Nova Esperança. O conteúdo do blog será abastecido pela Secom, pela equipe do Programa Municipal e pela Ong Lua Nova.
Nenhum comentário:
Postar um comentário