sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Campanha “Do que é meu, cuido Eu” terá bloco de carnaval no dia 11

A campanha “Do que é meu, cuido EU” - desenvolvida pela Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), em parceria com a ONG Lua Nova - terá um bloco de carnaval que sairá às ruas na próxima quinta-feira, dia 11. O bloco “Do que é meu, cuido Eu” fará concentração a partir das 15h, no Território Jovem do Jardim Nova Esperança, e percorrerá as ruas do bairro, encerrando as atividades às 19h. Durante o Carnaval, os integrantes participarão ainda do bloco Quilombinho que desfila no sábado, dia 13, no Mangal.

Desde o final de janeiro, a campanha tem promovido atividades voltadas ao público jovem, com oficinas de serigrafia e customização de camisetas e bandanas para o Carnaval, além de palestras e orientações sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da Aids. Os encontros continuam até segunda-feira (08), no Território Jovem do Jardim Nova Esperança.

A proposta da campanha deste ano é conscientizar o jovem sobre o conceito do autocuidado conforme explica a coordenadora do Programa DST/Aids, Maria Tereza Morales Dib. “A prevenção depende de cada um”, comentou, acentuando que a proposta está sendo trabalhada com interatividade. A internet é uma das ferramentas importantes e o blog doqueemeucuidoeu.blogspot.com está no ar, com fotos, notícias e orientações.

Para o Carnaval

Além das ações destinadas aos jovens, o Programa Municipal de DST/Aids terá orientações, distribuição de material informativo e preservativos nos eventos de Carnaval de rua e em parceria com as ONGs da cidade. Também foi reforçado o estoque de preservativos para distribuição nas unidades de saúde durante este mês de fevereiro.

Foram preparados 10 mil leques e 20 mil balões com o slogan “Do que é meu, cuido EU”. A previsão é que 70 mil preservativos sejam disponibilizados durante o Carnaval em todas as ações desenvolvidas, incluindo os desfiles no sambódromo e o atendimento feito nos Centros de Saúde e nas unidades de Pronto Atendimento. Deste total, cerca de 40 mil unidades serão fornecidas pelo Programa Estadual de DST/Aids e o restante foi adquirido pelo município.

As oficinas são gratuitas

As oficinas são realizadas de segunda a sexta-feira, sempre do período da tarde, no Território Jovem do Jardim Nova Esperança. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no local (rua Monsenhor Mário Calazan – telefone 3217-3395) com Ariane e Mariana, da ONG Lua Nova.

Além das oficinas, haverá palestras e bate-papo para tirar dúvidas sobre DSTs Aids. Também está prevista a capacitação de jovens para atuarem como multiplicadores de informação.

Um comentário:

  1. Muito bom tudo que tem acontecido nas vésperas deste carnaval, esta claro que prevenção pode e deve ser feita sempre e por todos, começando por nós mesmos, parabéns a todos que fizeram este trabalho dar certo. Quinta feira a tarde vai ser de muita alegria estamos felizes por dividir este momento com o pessoal da MELHOR IDADE capitaneados pela DRA ERINEIA LOBO, esperamos vcs lá

    ResponderExcluir