quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Atendimento cada vez mais humanizado: esta é a missão do novo SAME


Emerson Ferraz / Secom
Prestar assistência às pessoas portadoras de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e àquelas que vivem e convivem com HIV/Aids e, principalmente, buscar a melhoria da qualidade de vida destas pessoas, reduzindo o preconceito e a discriminação que normalmente enfrentam. Estas são as missões do Serviço de Assistência Municipal Especializada de Sorocaba (SAME), inaugurado na tarde desta sexta-feira (17).
A nova unidade, instalada à Rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, era anteriormente denominada Clínica Municipal de DST/Aids. O imóvel, que é próprio, passou por obras de reforma e ampliação, totalizando mais de 800 metros quadrados de área construída, mais que o dobro da antiga estrutura da clínica, que funcionava no Jardim Faculdade.
“O SAME foi construído graças à parceria da Prefeitura de Sorocaba com o Ministério da Saúde, com todo o apoio do prefeito. Foram investidos cerca de R$ 2 milhões entre obras de reforma, ampliação e compra de equipamentos. Assim, o SAME passa a ser uma das melhores clínicas do interior”, declara o secretário da Saúde.
O SAME atenderá pessoas de ambos os sexos e de todas as faixas etárias, que apresentem qualquer tipo de DST, principalmente aquelas que vivem com HIV/Aids. O serviço terá três modalidades de atendimento – ambulatorial, leito-dia e assistência domiciliar terapêutica. “Dentre eles, o diferencial encontra-se justamente na assistência terapêutica, que presta atendimento aos pacientes acamados, que recebem cuidados em casa, por uma equipe multiprofissional”, comenta Maria Tereza Morales Dib, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids.
Equipamentos e estrutura
Ainda, segundo Maria Tereza, os novos equipamentos do SAME foram comprados para padronizar e facilitar a manutenção dos mesmos. “Compramos um novo equipamento odontológico, autoclave, todo o mobiliário dos consultórios e um grande arquivo deslizante para prontuários, por exemplo. Também foram adquiridos aparelhos de ginástica para a prática de atividades físicas”, diz. O investimento foi de aproximadamente R$ 500 mil, incluindo recursos federais e contrapartida do município, conforme estabelecido no Plano de Ação e Metas (PAM), das DST/Aids.
Nelson Seiji Gussukuma, coordenador do SAME, acredita que o avanço na clínica não está restrito apenas à ampliação das instalações. “Tínhamos seis consultórios e agora passamos a dez. Além do espaço mais amplo, teremos melhores condições para a realização dos nossos serviços, com cada atividade sendo feita em local mais adequado, reduzindo a espera e possibilitando a realização de trabalhos em grupo”, comenta.
Conforme Seiji, o SAME receberá os cerca de 1.500 atendimentos mensais realizados na então Clínica de DST/Aids. Deste total, cerca de 900 são consultas médicas com infectologista, ginecologista e psiquiatra. O restante inclui atendimento psicológico, odontológico, serviço social e enfermagem. Os pacientes são encaminhados pelo Coas (Centro de Orientação e Apoio de Sorocaba) e outras unidades da rede com diagnóstico de HIV, Aids, Hepatite C e outras DSTs, como HPV/Condiloma e Sífilis.
Entre as ações que serão incrementadas com a nova unidade, o coordenador cita trabalhos voltados ao apoio às PVHIV (Pessoas Vivendo com HIV), incentivo à adesão ao tratamento e hábitos saudáveis, além de práticas de prevenção a novas infecções.
A nova clínica tem ainda, em seu espaço para atividades físicas, vestiários e salas de espera localizadas próximo aos serviços. As instalações de apoio incluem sala de esterilização, copa e cozinha, lavanderia, vestiários, banheiros de funcionários e, para o público, sala da coordenação, recepção, sala de multimídia, área de serviço, depósito de materiais de limpeza, farmácia, salas de aerossol, enfermagem, vacinas, arquivo e almoxarifado. Conta ainda com elevador para acesso aos três pavimentos, entrada lateral e banheiros adaptados para deficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário