sexta-feira, 25 de novembro de 2011

JORNAL CRUZEIRO DO SUL Campanha faz mais de 250 testes de HIV no primeiro dia...





Campanha faz mais de 250 testes de HIV no primeiro dia


Número de atendimentos superou as expectativas dos organizadores
O atendimento é feito em 34 unidades de saúde da rede municipal - Por: Pedro Negrão



Notícia publicada na edição de 25/11/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 4 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Mais de 250 pessoas realizaram os testes de HIV no primeiro dia da campanha "Fique Sabendo 2011", promovida pela Secretaria de Saúde do Estado, por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids). Os números superaram as expectativas dos organizadores. "Não esperávamos tanta gente hoje, foi uma surpresa boa", contou a coordenadora do Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas), Míriam Aparecida de Oliveira. A previsão do Coas é de que 1.500 testes sejam realizados na cidade até o último dia da campanha, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em todo o Estado, espera-se cerca de 100 mil testes, sendo 25 mil testes rápidos, que ficam prontos em cerca de 45 minutos. No ano passado, a campanha realizou 840 exames somente em Sorocaba.

Segundo Míriam, os testes rápidos não tiveram muita procura no primeiro dia da campanha, pois o paciente precisa comprovar a vulnerabilidade e a necessidade de resultados imediatos para fazê-lo. Além disto, disse ela, "muita gente ainda não está preparada para receber um resultado positivo em 45 minutos". Neste ano, a novidade é que, durante a campanha, também estão sendo realizados testes de sífilis e hepatites virais (B e C).


O atendimento é feito em 34 unidades de saúde da rede municipal. As 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade oferecem os testes de HIV de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same) realiza os testes das 7h às 19h e o Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas) ampliou o horário de funcionamento para atender a população de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Neste sábado, o Coas vai abrir especialmente para a campanha, das 8h às 14h.



O Ônibus da Mulher (Rosa) também participará das atividades. Nos próximos dias 29, 30 e 1º de dezembro, estará na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, das 8h às 17h, oferecendo todos os serviços de rotina e também o teste de HIV. O Ônibus do Homem (Azul) estará disponível somente nos dias 29 e 30.



Para fazer o teste, é preciso apresentar um documento de identidade com foto e menores de 12 anos precisam da autorização de um responsável. O resultado sai em dez dias úteis e, quem tiver o vírus detectado, receberá orientação e encaminhamento imediato para acompanhamento médico adequado à doença. O Same fica na Rua Manoel Lopes, 520, Vila Hortênsia, e o Coas na Rua da Penha, 770, Centro. Dúvidas e orientações sobre DSTs, Aids e o Fique Sabendo podem ser esclarecidas pelo "Disque Aids" - 3232.2200 e
pelo blog "Do que é meu, cuido eu" (http://doqueemeucuidoeu.blogspot.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário