sexta-feira, 25 de novembro de 2011

JORNAL IPANEMA DIVULGA CAMPANHA FIQUE SABENDO



JORNAL IPANEMA DIVULGA CAMPANHA FIQUE SABENDO






Fique Sabendo 2011



A campanha Fique Sabendo da Secretaria da Saúde (SES) começa hoje (24) e segue até o dia 1º de dezembro o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Neste ano também serão oferecidos testes de hepatite viral e sífilis. O objetivo da campanha é proporcionar o diagnóstico precoce e encaminhar pacientes ao tratamento antes da manifestação da doença e também orientar sobre a prevenção.

Maria Tereza Morales Dib, coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, afirma que todas as pessoas que tenham passado por situação de vulnerabilidade para contaminação do HIV não devem ficar em dúvida. “A meta é divulgar e incentivar as pessoas a fazer o teste e, assim, interromper a cadeia de transmissão do vírus. Só fazendo o teste a pessoa pode saber se está infectada ou não”, diz.
Nesta edição o Fique Sabendo conta ainda com material de divulgação reforçado, orientações, entrega de preservativos e aconselhamento nas unidades de saúde. Maria Tereza lembra que todas as UBSs, o SAME, o Coas e os Ônibus Rosa e Azul possuem profissionais capacitados para orientar e atender as pessoas com dúvidas e interessadas em fazer o teste, que é simples, realizado a partir de exame de sangue e total privacidade.

Para fazer o teste, a pessoa deve apresentar um documento de identidade com foto, sendo que menores de 12 anos precisam de autorização do responsável.
Dúvidas e orientações sobre DSTs, Aids e o Fique Sabendo podem ser esclarecidas pelo "Disque Aids" - 3232-2200 e o blog “Do que é meu, cuido eu”.



Confira os locais e horários para realizar o teste:



De segunda à sexta nos seguintes horários:

UBS - das 7h às 16h30

SAME - das 7h às 19h

Coas - das 7h às 20h (atenderá também este sábado (26) das 7h às 13h)

Ônibus da Mulher e do Homem:

Dias 29, 30 e 1 de dezembro na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, das 8h às 18h, oferecendo todos os serviços de rotina e também a testagem de HIV.



Além das datas e locais especificados, o teste pode ser realizado o ano inteiro nas unidades de saúde da Prefeitura. O SAME fica na Rua Manoel Lopes, 520, Vila Hortência, e o Coas na Rua da Penha, 770, Centro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário